Saveiro G5 ROCKET

Existe uma tese, discutida por profissionais e amantes da indústria automotiva, sobre a função da picape compacta no ideário do consumidor brasileiro: para alguns, modelos deste segmento representam no nosso país o papel que os cupês têm no exterior. A Volkswagen parece ter desenvolvido o mote em seu estande no Salão do Automóvel 2010, onde a principal atração é Saveiro Rocket, versão conceitual da picape derivada do Gol que assume o rótulo de cupê (para desespero dos puristas): por meio de um arco, o teto se une ao santantonio e estende o espaço da cabine em direção à caçamba, que é fechada e conta com prolongamentos que lembram propulsores.









O nome, aliás, é bastante apropriado (“rocket” é foguete na língua inglesa): com pintura esportiva, rodas aro 18, apêndices aerodinâmicos emprestados da linha Cross, suspensão rebaixada (36 mm na dianteira e 60 mm na traseira em relação à picape original) e abuso dos faróis de LEDs, a Saveiro Rocket conta com motor 1.4 turbo movido a gasolina pura (E0) capaz de gerar 122 cavalos de potência às 5.000 rpm e torque generoso de 20,4 kgfm a breves 1.400 giros. Gerenciado pelo câmbio de cinco marchas do Golf GTI, o protótipo alcança 200 km/h de velocidade máxima. Para segurar o bólido, discos de freios com 312×25 mm na dianteira e 256×22mm na traseira, equipados com ABS e EBD. Por dentro, bancos do tipo concha e equipamento para deixar muito veículo de luxo para trás: há som premium, equipamento de navegação e airbags. Claro, há pouca chance de se ver este modelo vingar na linha de produção da Volks, mas algumas de suas soluções podem ganhar as ruas embutidas em outras carrocerias. Quer exemplos? Eles estão na linha da rival Fiat, que conta com modelos Sporting (com visual esportivo) e T-Jet (com mecânica esportiva e, veja só, motor 1.4 turbo) e poderia finalmente encontrar concorrência.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que saveiro mais linda,uma pena nao estar no mercado ainda,pois com ceteza se estivesse,eu a teria...tudo nela é lindo de se ver,e só da pra imaginar a sensaçaos de estar atras do volante pilotando uma maravilha dessas..parabéns a equipe e para aqueles que participaram do desenvolvimento a concusao dessa obra de arte...
um grande abraços...